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Perguntas Gerais

Sage Start Perguntas Frequentes

 

01. Os serviços da Sage podem me ajudar ?

Mais de 6,1 milhões de clientes em 24 países utilizam produtos ou serviços da Sage. Oferecemos soluções simples e completas para Micro e Pequenas Empresas, além de uma versão Pessoal.

Nossos softwares são vendidos como licença definitiva ou na modalidade de mensalidade. Adquirindo a licença você conta com suporte técnico por 2 meses e recebe atualizações por 12 meses, na modalidade mensalidade o suporte é válido durante todo o período do contrato e as atualizações são válidas durante a vigência do plano.

02. E depois do fim do prazo contratado de Suporte como obtenho treinamento, garantia e manutenção?

Clientes que adquiriram o sistema na modalidade licença podem contratar novos planos de suporte e atualizações das novas versões do sistema.
Já os clientes que adquiriram na modalidade de mensalidade, tem suporte ilimitado e atualizações contínuas durante todo o período do contrato.

Ainda é possível fazer os treinamentos se inscrevendo diretamente aqui em nosso site. Os treinamentos são gratuitos para todos os clientes.

03. Se eu comprar uma licença e logo em seguida lançarem outra versão?

Caso o cliente tenha adquirido a licença a menos de 30 dias do lançamento da nova versão, a atualização para a nova versão é oferecida gratuitamente. Nos demais casos, para quem já é cliente a mais tempo, oferecemos um desconto especial na atualização.

Caso tenha adquirido no modelo de mensalidade, receberá automaticamente todas as atualizações.

04. Ao adquirir uma licença o que estou comprando? E se for uma assinatura?

Ao adquirir uma licença, você não tem mensalidades ou cobranças posteriores. O software é seu, não existe aluguel e ou qualquer cobrança posterior. Ainda você conta com:

  • 12 meses de garantia contra defeitos: São atualizações corretivas. Garantimos o perfeito funcionamento do software.
  • Suporte técnico: por 2 meses.

Clique aqui para conhecer os preços

Se você assinou a modalidade de mensalidades você terá suporte ilimitado e atualizações automáticas durante todo o período do seu contrato.

05. Como funciona o Treinamento e Suporte Técnico?

Para Segmento Empresarial:

Ao adquirir a licença você usufrui de Suporte Técnico por 2 meses e pode contratar treinamentos personalizados. O suporte é oferecido por telefone e chat das 08:00 às 19:00. O Treinamento é ao vivo via internet, variando de 40 minutos a 2:30 horas dependendo do produto. Na modalidade mensalidade, o suporte é válido durante a vigência do contrato.

Conheça a agenda e preço dos treinamentos em: https://www.sagestart.com.br/treinamentos/

Para Segmento Pessoal:

O suporte é oferecido por chat ou e-mail em horário comercial apenas por 2 meses na modalidade licença e durante a vigência do contrato na modalidade mensalidade. Não oferecemos treinamento para o segmento pessoal.

06. Qual a diferença entre licença e Assinatura?

Licença:

A licença é definitiva, não expira, sem mensalidades. Não há cobrança posteriores. Adquirindo a sua licença de uso na Sage ainda você conta com 12 meses de garantia contra defeitos e suporte técnico durante 2 meses.

Assinatura:

Mensalmente você para um valor para utilizar o software. Isto é como um aluguel. A Sage também comercializa softwares como mensalidade se for do seu interesse.

07. Como é feito o pagamento?

O pagamento da licença de uso é único, mas pode ser parcelado. Não tem mensalidades, anuidades ou similares, mas pode ser parcelado. Já o pagamento por mensalidades é feito mensalmente ou em parcelas menores conforme a necessidade do cliente.

08. A licença de uso dos produtos tem validade? Ela expira?

A licença de uso é definitiva, não expira. Ao adquirir você tem 12 meses de garantia contra defeitos, ou seja, qualquer problema reportado será corrigido prontamente sem custo. No entanto as atualizações só são garantidas por 12 meses na modalidade licença. Para a modalidade mensalidade não há restrições de suporte durante a vigência do contrato.

09. Como funcionam as atualizações?

Atualizações corretivas são automáticas para os clientes na modalidade de mensalidade e válidos por 12 meses para os clientes de licença; servem para corrigir qualquer problema reportado. Ao identificar qualquer problema, nossa equipe atua rapidamente para saná-lo e disponibiliza esta correção.

10. Como funciona o atendimento do Suporte Técnico?

Nossos consultores estão à disposição para sanar suas dúvidas através do chat ou telefone 3004-3303, durante a vigência do Plano contratado no caso do plano mensalidade ou apenas 2 meses para as licenças.

Manutenção:

Periodicamente a Sage realiza atualização automática dos produtos para atender a questões legais ou eventuais correções.

Upgrade:

Periodicamente novas versões de nossos produtos são lançadas com novas funções e facilidades.

11. Vou perder os dados após o período de demonstração?

Você pode usa qualquer produto Sage normalmente durante o período de demonstração. Após a ativação todos os dados serão mantidos.

12. Posso instalar as aplicações em um pendrive?

Não é possível instalar o Sage Start em um pendrive.

13. Posso instalar o Sage Start no Mac?

O Sage Start é uma aplicação desenvolvida para o Windows. Não prestamos suporte e nem ofereceremos garantia de funcionamento para aplicações instaladas em outros sistemas operacionais além do Windows.

14. Quais são as configurações mínimas para o Sage Start?

As configurações abaixo servem tanto para os clientes quanto para os servidores:

  • Processador de 1GHz ou superior de 32 bits (x86) ou 64 bits (x64).
  • 1GB de memória RAM para processadores de 32 bits ou 2GB de memória RAM para 64 bits.
  • Windows 10, Windows 7 (32 ou 64 bits), Windows Server 2003 e 2008, Windows Vista.
  • Monitor com resolução mínima de 1024×768.
  • Impressora laser ou jato de tinta para impressão de relatórios e recibos. Não existe suporte a impressão matricial.
  • Impressora não fiscal para papel de 80 mm e 40 colunas, para emissão de cupons não fiscais.

Sage Start

15. Como ativar o Sage Start?

  1. Ao iniciar a aplicação você verá o painel Demonstração. Caso não encontre os campos de usuário e senha, por favor clique aqui para baixar a versão mais recente.
  2. Preencha os campos ‘e-mail’ e ‘senha’ que você usa para acessar o site da Sage.
  3. Clique no botão Ativar Licença e pronto! Sua aplicação já está ativada.

16. Posso usar o Sage Start em rede?

Há uma opção do Sage Start voltadas para funcionamento em rede: a extensão .NET (na nuvem).

A versão .NET conta com as mesmas funcionalidades da edição Sage Start. Além disso, pode ser utilizada em rede por diversos usuários simultaneamente.

Lembramos que em todas as edições empresariais também está disponível o controle de usuários, onde serão definidas permissões do Sage Start.

17. Posso acessar o Sage Start remotamente?

O Sage Start é projetado para funcionar em rede local. É possível utilizá-lo remotamente através do Acesso Remoto do Windows, de Windows Terminal Services, através de VPN ou utilizando outras formas de acesso remoto ao servidor. Porém, nesses casos, o desempenho poderá ser degradado dependendo das condições da rede.

18. Para quais bancos o Sage Start emite boletos?

Este são os bancos homologados no Sage Start para emissão de boletos:

BancoPadrãoCarteiras
Banco do BrasilCNAB 400Simples com ou sem registro
BradescoCNAB 400Simples com ou sem registro
ItaúCNAB 400Simples com ou sem registro
SantanderCNAB 400Carteira 102
Caixa Econômica FederalCNAB 240Somente SigCB. Simples com ou sem registro

É possível que, mesmo sem estar na lista, o seu banco seja compatível. Novos bancos são adicionados à lista periodicamente.
Se seu Banco não faz parte da lista, por favor, entre em contato solicitando que seja avaliada a sua inclusão em uma versão futura.

19. O Sage Start imprime cupom fiscal?

O Sage Start não imprime cupom fiscal. Se esta é uma função importante para você, por favor entre em contato. Conforme nossos clientes solicitam melhorias, nós as priorizamos para as próximas versões.

20. Quais impressoras posso usar para imprimir cupons não fiscais?

– Impressoras para cupom não fiscal.

Bematech nos modelos:

  • MP-20 TH, MP-2000 CI ou MP-2000 TH
  • MP-20 MI, MP-20 CI ou MP-20 S
  • Blocos térmicos (com comunicação serial DTR/DSR)
  • Bloco 112 mm
  • ThermalKiosk
  • MP-4000 TH
  • MP-4200 TH

Essas impressoras estão *homologadas* e imprimem 40 colunas/caracteres por linha com bobinas de papel com 80mm na largura.

  • Impressoras tipo ‘jato de tinta’ ou a ‘laser’ no formato A4.
  • Se sua impressora *não está nessa lista* ou caso ocorram problemas, Execute o seguinte teste:
  1. Abra o bloco de notas do Windows e copie o texto abaixo.

    Teste de Impressão de Cupom Não Fiscal

    Empresa Modelo
    Rua Principal, 1999 – Loja A
    Curitiba – PR
    www.Sage.com.br
    (41) 3035-1365
    ————————————–
    CUPOM NÃO FISCAL
    ————————————–
    Número: 1111 Data: 01/01/2013
    Situação: Em Aberto
    Cliente: Marcos Antônio Prestes.

    Vendedor: Paulo Fernando Paes.

    ————————————–

  2. Imprima o texto pelo Bloco de Notas.
  3. Se a impressão funcionar. O Sage Start vai imprimir normalmente os cupons.
  4. Deve-se verificar no driver da impressora se existe alguma configuração para o habilitar o modo “Texto Genérico”.
  5. Em alguns casos remover o driver do fabricante e imprimir diretamente pelo driver genérico resolve.

Emissor de NFe

21. Que tipos de notas o Emissor de NFe não emite?

O Emissor de NFe Desktop no momento não suporta a emissão dos seguintes documentos fiscais:

  • Nota Fiscal de Serviços
  • Nota Fiscal de entrada de Produtor Rural ou Nota para emitente Pessoa Física
  • Nota Fiscal Conjugada (Produtos com serviços na mesma nota)
  • Nota Fiscal de venda de Medicamentos
  • Nota Fiscal de venda de Combustíveis e Registro de aquisição de Cana
  • Nota Fiscal de venda de Veículos novos
  • Nota Fiscal de venda de Armamentos
  • Nota Fiscal de Serviço de telecomunicações

O Emissor Online suporta a emissão da Nota Fiscal de Serviços para mais de 400 cidades, além de emitir Notas Conjugadas em alguns municípios como Brasília. Para maiores informações, consulte: http://br.sageone.com/nota-fiscal-de-servico/

22. Por que preciso de um certificado digital?

O certificado digital funciona como uma assinatura reconhecida em cartório, comprovando a autenticidade da Nota Fiscal. O certificado também é utilizado para que se possa autenticar nos servidores da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) através de um protocolo seguro.

Os certificados são divididos em:

A1: tem validade de um ano, é um arquivo que é instalado no computador.

A3: tem validade de três anos. Pode ser do tipo token (uma espécie de pendrive) ou smartcard (uma espécie de cartão eletrônico). Há um terceiro tipo de certificado chamado HSM, sigla em inglês para Módulo de Segurança de Hardware, ou seja, incorporado fisicamente no computador.

23. Como adquirir um certificado digital?

Hoje existem diversos fornecedores de certificado digital. O Emissor de Nota Fiscal Online (Sage One) conta com ofertas com Certificado Digital gratuito, consulte a equipe de vendas ou o site: http://br.sageone.com/

O Emissor de NFe suporta tanto certificados A1 como A3.

Antes de adquirir um certificado, consulte o fornecedor a respeito da compatibilidade com seu sistema operacional.

24. Como saber se meu certificado foi instalado corretamente?

Se o ícone do certificado aparece como na imagem abaixo, é possível que o certificado não esteja instalado corretamente.

É muito importante ler toda a documentação e seguir todos os passos da instalação. Normalmente, os certificados do tipo A3 exigem a instalação de drivers adicionais. Existem testes que podem confirmar se a instalação foi feita corretamente.

25. Que tipos de testes de certificado devo fazer?

Para verificar se o certificado está instalado na máquina:

Abra o Internet Explorer, clique em Ferramentas – Opções de Internet. Na aba Conteúdo, clique no botão Certificados. O certificado deve aparecer na aba Pessoal.

Para garantir que seu certificado está instalado corretamente devem-se efetuar testes de assinatura e autenticação. Verifique se o fornecedor de seu certificado oferece esses testes no próprio site.

26. A licença de uso do Emissor de NFe tem validade, expira?

A licença de uso é definitiva com direito a 12 meses de garantia contra defeitos. A modalidade de licença é válida apenas para o Emissor de NF Desktop, o Emissor de NF Online é comercializado apenas na modalidade de assinatura mensal.

27. Como alterar o código do CST para o novo código CSOSN?

Com o lançamento da versão 2.0, os optantes pelo simples nacional devem alterar o código do CST para os novos códigos CSOSN.
Os códigos foram adicionados à lista de situações tributárias.
Procedimento:

  1. Edite o produto.
  2. Acesse a aba Dados Fiscais.
  3. Crie (ícone estrela) ou Edite (ícone lápis) uma Categoria de Tributação.
  4. Edite o nome e a descrição da categoria.
  5. Edite ou crie uma regra de ICMS.
  6. Selecione o código CSOSN desejado.

Importante: Conforme o código escolhido se faz necessário zerar tanto a alíquota quanto o percentual da base de cálculo.

28. O Emissor de NFe está homologado para PAF ou PAF – ECF no meu estado?

Não, o Emissor de NFe ainda não emite cupom fiscal (PAF – Programa Aplicativo Fiscal – ou ECF – Emissor de Cupom Fiscal).

29. O Emissor de NFe atende a legislação do meu estado?

Como cada estado pode ter uma legislação específica, o Contabilista da empresa é a pessoa mais indicada para informar se o software vai se adequar a cada caso.

O Emissor de NFe segue o manual de integração do projeto da NFe, que é de nível nacional. Como as legislações estaduais são muito diversas, sugerimos que você teste e apresente os testes para que seu contabilista possa avaliar a necessidade de algum ajuste.

Importante: correções referentes a legislação são consideradas “bugs” e tem prioridade alta.

30. O Emissor de NFe pode emitir NFe para duas empresas?

Não. Na versão atual cada instalação do Emissor de NFe trata de somente uma empresa por banco de dados.

Sugestão: ter duas ou mais licenças.

31. O que é SPED? O Emissor de NFe terá SPED?

O SPED (Serviço público de escrituração digital), é um projeto que visa substituir a escrituração fiscal e contábil de um modelo baseado em papel por outro digital.

Atualmente o Emissor de NFe não gera nenhum arquivo no padrão SPED.

32. O que é SINTEGRA?

O SINTEGRA é um convênio nacional de intercâmbio de informações com o fisco.

O objetivo do Sintegra é fazer que todos os estados padronizem as informações fiscais. O Emissor de NFe gera arquivos para o SINTEGRA, porém somente com as informações referentes as entradas e saídas do estabelecimento. O Sage One não gera o arquivo Sintegra.

33. O que é NCM?

NCM: Nomenclatura Comum do Mercosul. É uma codificação padronizada de produtos e é exigida para Nota Fiscal Eletrônica.

O Contabilista pode ajudar a descobrir qual o código adequado.

Para maiores informações, consulte: http://www4.receita.fazenda.gov.br/simulador/PesquisarNCM.jsp

34. O Emissor de NFe emite a Nota Fiscal Paulista?

A nota Paulista é somente um programa de incentivo como a nota paranaense e abrange as NFe emitidas pelo emissor off-line também.

35. O Emissor de NFe é compatível com a versão 3.10 do NFe?

Sim, o Emissor de NFe suporta a versão de leiaute 3.10 por padrão.

 

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